A recuperação de uma blefaroplastia costuma ser tranquila, permitindo aos pacientes retornarem rapidamente às suas atividades cotidianas. Em procedimentos menores, são necessários apenas alguns dias de repouso.
Tanto a blefaroplastia superior quanto a inferior são consideradas procedimentos seguros quando realizados por um cirurgião experiente, em um centro cirúrgico, e com o acompanhamento de um anestesista. No entanto, como em qualquer cirurgia, existem riscos e complicações que podem ocorrer.
Uso de óculos escuros nos primeiros dias e, a partir do décimo dia, o uso de maquiagem e filtro solar é liberado. Atividades físicas leves podem ser retomadas após duas semanas em cirurgias menores e após quatro em procedimentos mais complexos. Aplicar compressas geladas nas pálpebras ajuda a reduzir inchaço e hematomas.
Além da função estética, o objetivo é rejuvenescer sem alterar a personalidade e o formato natural dos olhos. A técnica evoluiu para a blefaroplastia híbrida, com procedimentos adicionais que corrigem aspectos que a blefaroplastia isolada não resolve, como a aparência de olhos encovados, rugas finas ao redor dos olhos e melhora a qualidade da pele das pálpebras.